Tem gente que, quando começa a namorar, deixa os amigos de lado, sem cerimônia alguma. Em contrapartida, há quem apresenta o novo par aos parças tão logo dá um novo nome ao status da relação.
O afastamento dos colegas quando o sentimento se intensifica é uma atitude que pode ser prevista com ajuda da astrologia. Da mesma forma, é fácil identificar quem não abre mão de reunir todas as pessoas importantes ao seu redor, independentemente de como é chamado o novo relacionamento.
Observando-se apenas o signo solar (associado à data de nascimento), já é possível encontrar pistas de como o nativo de cada signo do zodíaco tende a agir. Conversamos com a astróloga Soraia Brito, do Astroregis, que revela como é a relação de cada signo com os amigos, quando começam a viver um amor.
Áries: Quando está amando e encara o relacionamento como algo mais sério, Áries não deixa ninguém de lado. Mas ele pode, sim, perder e retomar o foco nos amigos nos primeiros meses. Ele faz isso até sentir a correspondência do sentimento por igual. O ariano se joga de cabeça e espera o mesmo do par. O amor, para ele, é uma conquista diária, que precisa de ação para aflorar e ser mantido.
Touro: Afetivo e estratégico, Touro não é de ter um único foco. Costuma ir devagar e analisar tudo — inclusive trocando ideias sobre o relacionamento com seus verdadeiros amigos. Procura aliados para sentir segurança na decisão pelo amor. Afinal, o taurino precisa ter certeza para se entregar e criar vínculos duradouros.
Gêmeos: Quando está no auge da paixão ou em relacionamento já estabelecido, o geminiano nunca deixa de conversar com os amigos. Gosta de contar como está se sentindo, de pedir palpites e confirmar que está no caminho certo. Gêmeos tem uma certa necessidade de ouvir opiniões e trocar ideias.
Câncer: Amor, para o canceriano, é praticamente um ritual. Ele revisa cada passo, cada detalhe e, com isso, acaba tendo menos tempo para a galera. Apesar disso, não deixa de manter contato para saber como os amigos estão. Cuidador e preocupado, quando se sente seguro na relação, faz questão de levar o mozão para visitar e estar com seus parceiros de longa data.
Leão: Mesmo apaixonado, o leonino não deixa de querer guiar e liderar seu grupo de amigos. Ele é tão seguro de tudo que quer estar presente em todos os lugares. Um detalhe é que não permite, em hipótese alguma, que os outros percebam o quanto está nas nuvens. Orgulhoso que é, prefere que o amor seja algo que aconteça apenas entre ele e o par. Separa bem o que é o romance e o que é amizade e só junta esses dois mundos em ocasiões especiais.
Virgem: Por ser analítico e observador, chega de mansinho em tudo. É do tipo que não abre mão dos amigos. Analisa a área, com quem seu amor se dá bem ou se algum assunto pode gerar atrito. Isso porque o virginiano precisa preparar a logística geral, até no quesito amor. Ele vai continuar reservando tempo para seu grupo, mas adotando bastante critério na aproximação.
Libra: O diplomata do zodíaco não aceita deixar de curtir a vibe dos amigos mesmo quando apaixonado. Libra consegue manter bem esse equilíbrio, agradando a todos. Entretanto, na fase inicial do romance, se dedica demais à relação. Seus pensamentos se voltam somente para seu par.
Escorpião: Por ser muito desconfiado, inicialmente Escorpião esconde seus sentimentos de todo mundo, inclusive dos mais chegados. Ele costuma manter a mesma dedicação aos amigos, mas de vez em quando dá suas escapadas. É intenso e precisa sempre ter a confiança de que o par está na mesma frequência e é por isso que some de vez em quando.
Sagitário: Seu comportamento varia bastante. No geral, Sagitário é alguém que se apaixona facilmente, mas não é de ficar matutando se deve ou não fazer com que o novo amor e os amigos convivam — ele só promove a reunião e pronto. Como adora um bate-papo, costuma levar o par para aquele encontro inusitado, sem qualquer encanação. O sagitariano aposta no momento, sem fazer grandes mistérios.
Capricórnio: O capricorniano é obstinado e, a princípio, fica mais presente na companhia do novo par, a fim de ganhar e sentir a confiança. Depois, com o tempo, tende a reunir todo mundo. Mas esse signo precisa de bastante segurança e certeza antes de apresentar o amado para o grupo de amigos, uma vez que Capricórnio procura estabilidade em tudo.
Aquário: Quem nasce nos dias de Aquário é reservado e prefere organizar sua rotina, separando tempo para os amigos, mas também para seu novo amor. Ele gosta de ter várias tribos, trocar ideias, ser livre. Jamais fica preso somente a alguém ou a uma única situação.
Peixes: O pisciano mergulha fundo. Quando some para os amigos, logo retorna, sem mais nem menos, para bater aquele papo e apresentar a recente paixão. É que ele precisa da aprovação dos amigos na conquista e no dia a dia — mesmo que não leve a opinião alheia em conta, quer ouvir e sonhar. O nativo de Peixes tem essa tendência de ser bom ouvinte, mas quando está nas profundezas do amor, mesmo que alguém diga que a relação não parece ser boa, ignora os alertas e arrisca acabar sofrendo. Ele não abre mão de amar todos incondicionalmente.